Dúvidas Frequentes

Em qual parte da obra devo começar o serviço de gesso? 
O ideal é iniciar o serviço de gesso antes do piso, contrapiso e massa corrida, o que faz com que o processo seja rápido, mais limpo e fique com melhor fixação.

Depois de feito o serviço de gesso, quando posso começar o processo de pintura?
O processo de pintura pode começar em média de 5 a 7 dias depois de pronto o serviço de gesso.

Na aplicação de gesso no banheiro e na cozinha, posso fazer primeiro o revestimento com azuleijos?
Sim, de preferência o azuleijo já deve estar colocado para que o gesso de o acabamento (do contrário ficará imperfeiçoes do corte do azuleijo á mostra )porém, pede-se que o rejunte seja aplicado depois do gesso.

Posso revestir minha divisória de gesso?
Sim,o gesso aceita todo tipo de revestimento,como papel de parede,cerâmica,tecido ,madeira e laminado.

A umidade do banheiro pode prejudicar o forro de gesso?
Se o ambiente não for bem ventilado,sim.Para protege-lo o ideal é usar tintas epóxi ou 100% acrílicas,que são resistentes a umidade.

Qual a diferença entre o gesso convencional e o acartonado?
 O gesso convencional tem medidas de 60x60cm e é composta de puro gesso fundido com encaixes.O acartonado é cerca de 4 vezes maior,é constituída por duas folhas de papelão recheada de gesso.Em média o acartonado torna-se 50% mais caro.Aparentemente depois de pronto,não nota-se diferença no forro.São dois ótimos materiais.

Como evitar trincas no gesso?
 As trincas ocorrem quando as molduras,que servem de dilatação entre o gesso e a alvenaria são mal feitas.Um bom gesseiro evita isso.Por tanto,em áreas com mais de 7 m²,utiliza-se "molduras de dilatação",ou passa-se a utilizar o gesso acartonado,pois suas chapas são maiores e são parafusadas nos perfis.

Qual o espaço mínimo requerido entre a laje e o forro?
 Vai depender do material usado.Na utilização do forro convencional é necessário um espaço de 15 cm para a fixação das placas.No caso do gesso acartonado pede-se entre 6 e 10 cm para fixação dos perfis de alumínio onde serão parafusadas as chapas.

A instalação do gesso pode estragar a pintura da casa?
 Sim,por causa dos respingos da massa que caem na parede. Além disso o material,causa pó quando lixado.O ideal é retirar os móveis ou cobri-los com plástico.O piso tambem deve ser protegido.